domingo, 11 de julho de 2010

Era uma vez...



      Era uma vez uma garota que à muito tempo não acreditava em contos de fadas, mas que tinha uma definição de príncipe encantado (só para o caso deles existirem): ele seria engraçado, bem humorado e a faria rir de coisas inteligentes;ao lado dele ela se sentiria única e especial;em datas que para ela seriam chatas e torturantes, ele lhe mostraria o lado bom e faria com que ela se sentisse feliz, e isso se daria só pelo simples fato de estar ao lado dele;ele seria aquele com quem ela poderia conversar sobre qualquer coisa e partilhar suas experiências sobre livros que marcaram sua vida; Sim, ele tinha defeitos, afinal de contas era real, mas tais defeitos não tinham tanta importância pra ela.

       Eis que um dia ela encontrou esse possível príncipe. Pensou que a sorte sorria para ela naquele momento, e que eles ficariam juntos por muito tempo. Por alguns ela foi mais feliz. Tinha seus problemas, medos e angústias, mas também tinha ele que fazia com que o sol brilhasse mais forte e que os dias fossem lindos mesmo as 5:30 da manhã, com chuva e muito frio. Mas como nem tudo o que se acredita/quer a vida oferece, um dia ele viu um "objeto" que não era dela, porém sem querer ter explicações decidiu sumir, apesar dela provar que ele estava completamente equivocado ele já estava mais lá, foi embora. Ela ficou imensamente triste; tinha dias que tentava se agarrar a qualquer fio de esperança, qualquer possibilidade que pudesse fazer com que ele visse e voltasse; mas tinha dias que ela “tentava” firmar os pés no chão e começar a se conformar com o fato de que ele a deixaria.

      Houve momentos em que ela chegou a pensar que ele era a pessoa certa na hora errada; que ele iria naquele momento, mas que voltaria alguns dias depois e aí sim a história deles teria continuação. Mas o que esperar do destino? Afinal de contas, ele não entrou na vida dela por acaso.



E agora é VOCÊ quem escreve o fim dessa história.



Ps: Reparou que mesmo ela não acreditando em príncipe encantado a história começa com Era uma vez? Isso é por que no fundo do coração ela gostaria de poder voltar a acreditar em contos de fadas."

quarta-feira, 7 de julho de 2010

LINGUAGEM ORAL COM POESIA

A poesia é um ótimo recurso para aumentar o universo cultural das crianças e desenvolver a oralidade mesmo que elas ainda não saibam ler

"Poesia é descoberta das coisas que eu nunca vi." A definição do escritor brasileiro Oswald de Andrade (1890-1954) se encaixa perfeitamente no que os textos do gênero podem representar para os pequenos que estão descobrindo as possibilidades da linguagem e da oralidade. Organizar frequentemente leitura de versos em voz alta para os alunos e ensiná-los a recitar é uma maneira de propiciar a ampliação do universo discursivo deles. "A poesia tem características, como a musicalidade e a rima, que despertam o interesse das crianças pelas palavras, mesmo que elas ainda não saibam escrevê-las", diz Adriana Sobhie, diretora de orientação educacional da Secretaria de Educação de Tupã, a 514 quilômetros de São Paulo.


O contato estabelecido pelos alunos com o material poético pode ocorrer desde cedo: eles se relacionam com poemas ao se movimentar no ritmo de uma canção, por exemplo. Afinal, um poema acompanhado de instrumentos é música. E eles mesmos têm seus momentos poéticos, quando brincam de rimar com elementos do cotidiano, como "O pincel caiu em cima do pastel cheio de mel".

Mas isso não quer dizer que um trabalho bem feito na Educação Infantil possa dispensar muita pesquisa e estudo.

O primeiro passo é definir o que vai ser lido. As escolhas têm de despertar a curiosidade das crianças pela sonoridade, entre outras coisas. "Não faz sentido descartar textos que apresentem termos difíceis de serem pronunciados ou priorizar produções que não despertam o interesse da turma pelo contexto só porque são consideradas clássicas", diz Renata de Souza, coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil Maria Betty Coelho Silva (CELLIJ), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Presidente Prudente. As educadoras da EMEIF Nossa Senhora de Fátima, em Tupã, por exemplo, escolheram Bola de Gude, do poeta brasileiro Ricardo Azevedo, que conta a opinião de um menino sobre bolas e, em especial, da que dá nome ao poema (assista ao vídeo em que Ricardo Azevedo declamando este poema).

Outro ponto importante é a dedicação aos textos antes de apresentá-los ao grupo. Leia o material várias vezes para compreender o tema e ensaie a leitura em voz alta, conferindo ritmo e entonação. Isso contribui para você ser encarado como um bom modelo de declamador.

Para desenvolver a oralidade, também vale usar as adivinhas, como "O que é, o que é, quanto mais curto for, mais rápido é?" (o tempo). Breves e simples, são de fácil memorização. Parlendas, como "amanhã é domingo, pede cachimbo...", costumam apresentar frases na ordem direta, o que facilita a repetição também. Já os trava-línguas são interessantes por serem complicados: os pequenos não resistem ao desafio de dizer, por exemplo, "O rato rasgou a roupa do rei de Roma" corretamente e, à medida que vão acertando, acelerarem o ritmo da pronúncia.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/linguagem-oral-poesias-oralidade-poemas-567791.shtml



SARAU INFANTIL - PROJETO


FAIXA ETÁRIA
4 e 5 anos

CONTEÚDO
Linguagem oral, leitura e escrita

OBJETIVOS
- Ampliar o repertório de poesias conhecidas pela turma.
- Utilizar a linguagem oral, adequando-a a uma situação comunicativa formal.

TEMPO ESTIMADO
Dois meses.

MATERIAIS DIDÁTICOS
- Filmadora ou câmera fotográfica
- Caixa de papelão
- Aparelho de som
- CD A Arca de Noé - Vols. 1 e 2 (vários intérpretes, Universal Music Brasil, 16 reais

LIVROS:
- A Arca de Noé (Vinicius de Moraes, 64 págs., Ed. Cia. das Letrinhas, tel. 11/3707-3500, 46,50 reais)
- Poemas Desengonçados (Ricardo Azevedo, 56 págs., Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 26,90 reais)
- Mais Respeito, Eu Sou Criança (Pedro Bandeira, 80 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-172-002, 29,50 reais)


FLEXIBILIZAÇÃO
Para ampliar a capacidade de comunicação e expressão de crianças com deficiência auditiva e auxiliá-las a utilizar libras, posicione as crianças em semicírculo no momento da leitura, para que visualizem o educador, os colegas e o intérprete. É importante que todos falem, um de cada vez, para facilitar a compreensão. Apresente os autores por meio de fotos e estimule a criança a declamar, em libras, poemas que já conhece. Você também pode declamar algumas poesias para servir como modelo de leitor. Explique a todos as etapas do projeto e apresente uma nova poesia às crianças a cada dia. Peça à criança surda que observe a expressão facial e os movimentos do corpo do intérprete quando este estiver declamando. Proponha que a criança leve um bilhete para casa pedindo que os pais escrevam uma poesia para ser apresentada aos colegas. Incentive a criança surda a participar da confecção da "caixa mágica" e explique que ali serão colocadas as poesias e os livros utilizados no projeto. Apresente à criança a poesia que ela irá declamar junto com dois ou três colegas. Convidar um surdo adulto para declamar na sala em libras para que a criança tenha outros exemplos também é uma boa alternativa. Filme a criança surda declamando com o seu grupo e num segundo momento retome o vídeo para que juntos possam ver o que precisa ser melhorado. No dia do sarau, é interessante que a poesia que será declamada em libras seja lida para a plateia. Registrar todos os avanços da criança é fundamental.


DESENVOLVIMENTO

1ª etapa
Pergunte quais poemas as crianças conhecem e estimule-as a declamar. Convide-as a conhecer outros, mostrando os livros selecionados. Leia em voz alta alguns deles, caprichando na entonação. Compartilhe a ideia de organizar um sarau de poesia e convidar os pais para assistir ao evento. Explique que para isso é preciso conhecer vários poemas e aprender a declamá-los.

2ª etapa
Apresente algumas faixas do CD de poesia musicada para familiarizar a turma com o gênero.

3ª etapa
Leia para os pequenos todos os dias os livros escolhidos para o projeto. Converse com eles sobre as poesias e como se deve declamar, cuidando da entonação e da altura da voz, para que o público compreenda e ouça com clareza o que for dito. Como tarefa de casa, oriente que peçam aos pais para recitar e registrar por escrito poemas e versinhos que apreciem. Use a caixa de papelão para guardar os textos poéticos fornecidos pelos pais, os livros e o CD.

4ª etapa
Leia a poesia Bola de Gude, do livro Poemas Desengonçados, chamando a atenção da turma para a entonação, dicção e altura da sua voz. Proponha que a recitem coletivamente. Repita o procedimento com outros poemas. Use a filmadora para gravar esses momentos.

5ª etapa
Exiba o vídeo para que as crianças possam analisar como estão se saindo e em que precisam melhorar. Ajude-as apontando o que estiver adequado também.

6ª etapa
É hora de selecionar o que será apresentado no sarau. Pergunte às crianças quais são os textos prediletos delas e decidam se as declamações serão feitas individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores. Convide as famílias para o evento.

7ª etapa
Ensaie com a turma os poemas. Filme novamente e exponha as imagens para que todos possam se aperfeiçoar.

PRODUTO FINAL
Sarau infantil.

AVALIAÇÃO 
Observe e registre o avanço das crianças no que se refere à apropriação na forma de se expressar em situações de comunicação formal.

Sarau infantil | Plano de Aula | Educação Infantil | Nova Escola

Sarau infantil Plano de Aula Educação Infantil Nova Escola

segunda-feira, 5 de julho de 2010

MAIS DA METADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS FICARAM ABAIXO DA MÉDIA DO IDEB

Na 4ª série do ensino fundamental, foram 26%. Índice é calculado com dados do desempenho e rendimento escolar.
Fernanda Nogueira, Nathália Duarte e Vanessa Fajardo



Do G1, em São Paulo

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta segunda-feira (5), mostram que 35% das escolas públicas do país ficaram abaixo da meta estipulada pelo governo federal para cada uma delas nos anos finais do ensino fundamental, que equivale ao ciclo da 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano). Nos anos iniciais, da 1ª à 4ª série (1º ao 5º ano), ficaram abaixo da meta 26% das escolas.


Para o cálculo, foram consideradas 25.146 escolas da 8ª série e 33.689 da 4ª série que tiveram Ideb e meta em 2009. Dos totais analisados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), uma parte ficou sem Ideb 2009, por não ter atingido a quantidade necessária de amostras para o cálculo, e outra parte ficou sem meta 2009, por ter participado pela primeira vez do Ideb.


O índice leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil. A escala vai de 0 a 10.

A pontuação de escolas públicas do país no índice mostra que as notas vão de 0,2 a 9. A meta do Brasil é chegar a 6 na 4ª série e a 5,5 na 8ª série em 2021. O índice médio dos países desenvolvidos é 6.

Na 8ª série, o Rio de Janeiro foi o estado com mais escolas abaixo da projeção feita pelo Inep para cada uma delas. Foram 62%. Logo depois, estão o Amapá, com 57%, Sergipe, com 52%, e Rondônia, com 50%. Em São Paulo, 32% das escolas ficaram abaixo da meta.


Na 4ª série, Sergipe teve 43% das escolas abaixo da projeção feita para 2009. O Rio está em segundo lugar, com 42% do total, e é seguido por Amapá, com 41%, e pelo Maranhão, com 40%.


Confira as escolas com as notas mais altas e as escolas com as notas mais baixas na 4ª série do ensino fundamental, e na 8ª série do mesmo ciclo.


Escolas com notas mais altas pelo Brasil - Ensino Fundamental Regular (até a 4ª série):


Nome da escola - Localização - Rede - Nota no Ideb 2009


EMEB - Aparecida Elias Draibe - Cajuru (SP) - Municipal - 9,0
EM Andre Ruggeri - Cajuru (SP) - Municipal - 8,8

EM Bairro Dom Bosco - Cajuru (SP) - Municipal - 8,8

Escola Estadual Dom Bosco - Eirunepé (AM) - Estadual - 8,7

EM Mousart Alves da Silva - Cajuru (SP) - Municipal - 8,5

Esc. Est. São José Fonte Boa - (AM) - Estadual - 8,4

João Paulo I E M Para Ed. Inf. Ens. Fund. - Foz do Iguaçu (PR) - Municipal - 8,4

EE Osório de Morais - Coromandel (MG)-  Estadual - 8,3

EM José Alves Palma da Silva Dr. - Cajuru (SP) - Municipal - 8,3

EMEIEF Thereza Gabriel Zoccal Neves - Paulista (SP) - Municipal - 8,3


Escolas com notas mais baixas pelo Brasil - Ensino Fundamental Regular (até a 4ª série)


Nome da escola - Localização - Rede - Nota do Ideb 2009


EE Jovem Protagonista - Belo Horizonte (MG) - Estadual - 0,2
Escola Mul. Boa União - Eunápolis (BA) - Municipal - 0,5

EMEIF Firmo Santino da Silva - Alagoa Grande (PB) - Municipal - 0,5

Esc. Mul. Prof. Fco. de Assis V. Cavalcanti - Natal (RN) - Municipal - 0,5

ERC E F Juscelino Kubstcheck - Bom Jesus do Tocantins (PA) - Estadual - 0,6

EEEF de Audiocomunicação-  João Pessoa (PB) - Estadual - 0,6

Esc. Mun. Miriam Alves Ferreira - Caroebe (RR)-  Municipal - 0,6

Esc. Manoel Teixeira - Tarauaca (AC)  - Municipal - 0,7

Esc. Mul. Dom Climerio Almeida Andrade - Vitória da Conquista (BA) - Municipal - 0,7

Grupo Escolar Amelia Rodrigues - Amélia Rodrigues (BA) - Municipal - 0,8

Centro Educacional de Apuarema - Apuarema (BA) - Municipal - 0,8

EMEF de Arajaí - Cameta (PA) - Municipal - 0,8


Escolas com notas mais altas pelo Brasil - Ensino Fundamental Regular (de 5ª a 8ª série)


Nome da escola - Localização - Rede - Nota no Ideb 2009


Colégio de Aplicação do CE da UFPE - Recife (PE) - Federal - 8,0

Colégio Pedro II - Rio de Janeiro (RJ) - Federal - 7,6

C.E. Oscar Batista - Cambuci (RJ) - Estadual - 7,4

Colégio Militar de Santa Maria - Santa Maria (RS) - Federal - 7,3

Colégio Militar de Salvador - Salvador (BA) - Federal - 7,1

Colégio Militar de Campo Grande - Campo Grande (MS) - Federal - 7,1

Militar de Fortaleza Colégio - Fortaleza (CE) - Federal - 6,9

Colégio Militar de Curitiba - Curitiba (PR) - Federal - 6,9

Col. Militar do Corpo de Bombeiros do CE - Fortaleza (CE) - Estadual - 6,8

Escola de Aplicação Professor Chaves - Nazaré da Mata (PE) - Estadual - 6,8
Escola do Recife - Facp UPE - Recife (PE) - Estadual - 6,8
Centro Mun. de Educação Girassol - São José do Cedro (SC) - Municipal - 6,8


Escolas com notas mais baixas pelo Brasil - Ensino Fundamental Regular (de 5ª a 8ª série)


Nome da escola - Localização - Rede - Nota no Ideb 2009


Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maestro José Siqueira - Conceição (PB) - Estadual - 0,7
EEEFM Desembargador Artur Virgínio de Moura - Matinha (PB) - Estadual - 0,7

Esc. Mul. Claudio Manuel da Costa - Vitória da Conquista (BA) - Municipal - 0,7

EEES Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (RJ) - Estadual - 0,7

C.E. Rosa do Povo - Rio de Janeiro (RJ) - Estadual - 0,7

Esc. Mul. Carlos Gomes - Manaus (AM) - Municipal - 0,8

Murilo Aguiar EMEIF - Fortaleza (CE) - Municipal - 0,8

Grupo Escolar Roberto Santos - Candido Sales (BA) - Municipal - 0,8

C.E. Francisco Cabrita - Rio de Janeiro (RJ) - Estadual - 0,8


Mais informações:

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/07/ideb-mostra-que-35-das-escolas-ficaram-abaixo-da-meta-na-8-serie.html

CREPÚSCULO, LUA NOVA E ECLIIPSE - Stephenie Meyer

      Quando iniciei a leitura do primeiro livro, Crepúsculo, não consegui mais parar de ler até chegar ao quarto livro, é uma história fictícia que prende a atenção, no meu caso, por haver romance, suspense e ação em seu enrredo.
      Recomendo tanto para quem está como eu "de férias", como para os que gostam desse estilo de livro/filmeos três filmes, o ùltimo Eclipse que estreou nos cinemas dia 30.06.2010, Boa Distração.












CREPÚSCULO:
Isabella Swan (Kristen Stewart) e seu pai, Charlie (Billy Burke), mudaram-se recentemente. No novo colégio ela logo conhece Edward Cullen (Robert Pattinson), um jovem admirado por todas as garotas locais e que mantém uma aura de mistério em torno de si. Eles aos poucos se apaixonam, mas Edward sabe que isto põe a vida de Isabella em risco


LUA NOVA:
Um incidente na festa de aniversário de Isabella "Bella" Swan (Kristen Stewart) faz com que Edward Cullen (Robert Pattinson) vá embora. Arrasada, Bella encontra consolo ao lado de Jacob Black (Taylor Lautner). Aos poucos ela é atraída para o mundo dos lobisomens, ancestrais inimigos dos vampiros, e passa a ter sua lealdade testada. Quando descobre que a vida de Edward está em perigo, Bella corre contra o tempo para ajudá-lo no combate aos Volturi, um dos mais poderosos clãs de vampiros existentes.


ECLIPSE:
Bella Swan (Kristen Stewart) enfim está reunida a seu grande amor, Edward Cullen (Robert Pattinson). Eles planejam se casar assim que chegar a formatura, o que marcará também a transformação de Bella em vampira. Apesar da vontade dela, Edward ainda é reticente em relação à transformação. Paralelamente, Jacob Black (Taylor Lautner), apaixonado por Bella, decide lutar pelo seu amor. Só que a vida do trio está em perigo quando uma legião de vampiros recém criados começa a atacar em Seattle, cidade próxima ao local em que vivem.


Cinemas:
Farol I - (82) 3338-1014 - Shopping Farol (Farol)
Domingo, segunda, terça, quarta, quinta e sábado - 13h30Todos os dias - 16h10, 18h50, 21h30

Maceió I - (82) 3357-1193 - Maceió Shopping (Mangabeiras)
Domingo, segunda, terça, quarta, quinta e sábado - 13h30Todos os dias - 16h10, 18h50, 21h30

domingo, 4 de julho de 2010

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL



INFORMAÇÕES
O I Congresso Internacional de Educação Infantil, contará com palestrantes voluntários dos Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, São Paulo, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Paraná.
A abordagem dos palestrantes, terá como foco o sub-tema: “ O brincar como direito da criança”.
As palestras terão duração de 2 horas, sendo 30 minutos direcionados para as perguntas dos participantes.
Ao todo serão doze palestrantes, muitos deles com publicações de livros.
Local do Evento:Centro de Convenções de Maceió
Credenciamento dia 14/07/2010 Horário: 7h30 às 8h30
A inscrição inclui: A participação no Congresso Internacional de Educação Infantil, Programa Oficial do Evento, Crachá, Bloco e Caneta.
Certificados Emitidos pela Associação Carlo Novello, com carga horária de 40 horas.
Dúvidas e maiores informações, envie um email para contato@escolaestreladomar.org.br


PROGRAMAÇÃO


14 de Julho (Quarta-feira)


7h30 às 8h30 - Credenciamento
8h30 – Abertura
Palestras:
09h - Rita Coelho (Coordenadora Geral de Educação Infantil do Ministério da Educação) Política Nacional de Educação Infantil: Pelo direito das crianças de 0 a 6 anos à Educação.
10h30 - Telma Vitoria (professora da Universidade Federal de Alagoas) Os Fazeres da Educação Infantil com as Famílias.
12h às 14h – Intervalo
14h - Lenira Haddad (professora da Universidade Federal de Alagoas) Abordagem Educativa High/Scope e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2009.
16h30 - José Pacheco (fundador da Escola da Ponte, em Portugal) Organização da Escola para a Diversidade.


15 de Julho (Quinta-feira)

8h - Nelson Guerchon (neuropediatra, no Paraná) Desenvolvimento Neurológico do Aprendizado de 0 a 6 anos
10h30 - Laura Schulkind e Steve Waechter (músicos, nos Estados Unidos)A Importância da Musicalidade na Educação Infantil.
12h às 14h. Intervalo
14h - Manuel Sarmento (diretor do Cento de Educação da Universidade do Minho, em Portugal) Culturas da Infância e Educação
16h30 - Fátima Coimbra (professora de Jardim de Infância, em Portugal) O Projeto como Forma Lúdica de Aprendizagens.


16 de Julho (Sexta-feira)


8h - Odália Almeida (professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) É hora de brincar, é hora de ser criança, é hora de valorizar as Culturas da Infância.
10h30 - Francis Wardle (professor da Universidade de Phoenix, nos Estados Unidos) Novas Pesquisas sobre o Cérebro para Ensinar as Crianças.
12h às 14h – Intervalo
14h - Nádia Silveira – (professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas) A utilização do jogo na sala de aula.
16h30 - Cleriston Izidro dos Anjos (professor da Universidade Federal de Alagoas) O jogo e a brincadeira na perspectiva da teoria das múltiplas inteligências.


INVESTIMENTO

As incrições serão realizadas apenas através de depósitos bancários, em nome da Associação Carlo Novello
Inscrição: R$ 150,00
Alunos de Graduação e pós-graduação:R$ 75,00
Dados bancários:Banco BradescoAgência: 3229-8Conta Corrente: 47227-1
O comprovante de depósito deverá ser encaminhado juntamente com a Ficha de Inscrição, devidamente preenchida, para a sede da Associação Carlo Novello, (Escola Estrela do Mar).End. Rua Jorge Montenegro Barros, 3330, Santa Amélia, Maceió, Alagoas. Tel. (82) 3314-2752

Criação do Blog

Ele nasce da nescessidade de compartilhar os momentos sejam como educadora ou com os acontecimentos e inquietudes próprias.
A partir de hoje, firmo compromisso de expor minhas paixões multiplas.
Início de uma nova etapa de conhecimento próprio e público.
Beijos